quinta-feira, 23 de outubro de 2008

AFRICANIDADES
No dia 10 de março de 2007, aconteceu na Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, em Santa Luzia – MG a reunião de implantação do projeto de intervenção para crianças de primeira infância a quarto ano do ensino fundamental, previsto no Projeto Político Pedagógico da Escola, denominado Africanidades: ações educativas conjuntas que contribuirão para a inclusão social da população afro-descendente da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga – Santa Luzia – MG.

Esta reunião contou com a presença de todo o corpo docente e administrativo. Este projeto é o resultado do Curso de Africanidades promovido pela Universidade de Brasília, do qual participaram o professor Josué Geraldo Botura do Carmo, como articulador e as professoras Agda Bernardes Solvelino e Luciana Silva Santos, sob a tutoria da professora Doris Rodrigues, durante o segundo semestre do ano de 2006.

É um projeto que destaca a importância da criança ser bem acolhida na escola principalmente em seus primeiros anos, para que ela possa alcançar o sucesso. Para tanto a escola precisa assumir a sua postura de transformadora, deixando de lado sua cultura reprodutora. Sabemos que a valorização da cultura africana vai contribuir para uma melhor aprendizagem das crianças afro-descendentes. Quando nos sentimos incluídos, participamos e trocamos experiências.

A causa da dificuldade de aprendizagem dessas crianças sempre foi apontada como incapacidade das mesmas, devido mesmo a inferioridade de sua “raça” – e nunca como uma violência simbólica que a escola exerce sobre essas crianças – que se pode classificar como uma forma de incivilidade. Fingimos que isso não acontece.

Este projeto que deverá acontecer através de outros projetos elaborados pelos professores com suas respectivas turmas, durante todo o ano letivo do ano de 2007, tem como objetivos: Solucionar o problema da baixa auto-estima dos afro-descendentes em nossa comunidade escolar; Conhecer a literatura africana através de análises de suas lendas; Compreender os diversos estilos musicais brasileiros de influência africana; Compreender os diversos estilos de dança no Brasil de influência africana; Compreender a religião africana através de análise de seus mitos; Compreender a diversidade do continente africano em detrimento da imagem de uma unidade do continente africano.

Destacou-se a questão de que não dá para fingirmos que não houve influência dos negros na formação da cultura do povo brasileiro. E esta influência aconteceu através de histórias, memórias e práticas culturais. Lembranças e desejos – patrimônio material e imaterial.

Enfatizou-se a importância de não se trabalhar com esse tema dentro de uma pedagogia de eventos, mas calmamente, no dia a dia, na valorização da cultura africana. Menos discurso e mais ação concreta, para não cairmos nos erros da indústria cultural com grandes eventos e lindos discursos e no dia a dia continua excluindo os afro-descendentes da sociedade brasileira.

Com o desenvolvimento desse projeto vamos todos juntos procurarmos conhecer a sabedoria do povo africano com muita humildade, pois a África é o berço da humanidade. Os primeiros vestígios da raça humana estão no continente africano.



Bartira http://paginas.terra.com.br/educacao/josue/index%20147.htm

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